quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A QUEM POUCO SE PERDOA, POUCO AMA

PERDÃO
Muitos relacionamentos bons freqüentemente se vêem enfraquecidos por conta de um detalhe, um deslize aqui e ali, real ou imaginário. Há pessoas que, por pouco, se enchem de rancor e até perdem o próprio controle em situações por vezes simples como, por exemplo, um amigo que demora um pouco mais para retornar uma ligação, ou o fato de seu nome não figurar na lista de convidados de uma formatura, festa de aniversário, etc.
Muitos colocam um amigo em um nível tão alto que facilmente se decepcionam nas primeiras dificuldades. Não conseguem relevar pequenas coisas. Até o menor descuido pode se transformar em algo do tipo "traição".
Meu leitor, desenvolva a capacidade de relevar, de perdoar mágoas decorrentes dos relacionamentos com amigos. Quando a gente não perdoa, acumula um punhado de miséria alojado bem no fundo, nas entranhas do coração, aprofundando, para a própria infelicidade, as malditas raízes de amargura.
Nunca se esqueça de uma coisa: perdão é estrada de mão dupla. Quem é perfeito que não comete erros? Então, para que ser tão implacável com um amigo que falhou, intencionalmente ou não? Leia o provérbio chinês: "Não use um machado para tirar a mosca da testa do seu amigo".
Creia em uma coisa: se algum relacionamento tem sobrevivido é porque você tem amigos que sabem perdoar. E os amigos mais antigos, responsáveis pelas amizades mais duradouras, são os que mais nos perdoam.
Qualquer amigo que você tenha, um dia certamente irá decepcioná-lo. Pode ter certeza.
Aprenda a ter amigos de verdade. Faça também a sua parte. Aformoseie seu rosto. Há como perdoar até as chamadas "ofensas grandes"! Quanto mais relevar e esquecer as pequenas!

A QUEM POUCO SE PERDOA, POUCO AMA
LUCAS 7.36-50
SITUAÇÃO 1 (versos 36-38)
A razão pela qual Simão convidou Jesus para comer em sua casa não nos é conhecida. O fato é que, quando começaram a tomar a refeição, uma mulher de vida errada, isto é, de má reputação, entra naquela casa, levando consigo um frasco de alabastro com perfume para ungir Jesus. Ela foi de muita audácia e valor ao enfrentar os olhares cruéis e depreciativos dos que ali se encontravam e conseguir, dessa forma, aproximar-se de Jesus. É bem possível que ela já o houvesse encontrado e sentido o impacto da santidade dEle, fazendo-a reconhecer-se pecadora. Desejava obter perdão por estar certa de que Jesus tinha poder para tanto.
Ela chegou perto de Jesus, soltou os cabelos para com eles enxugar os pés do Mestre, que seriam ungidos com perfume, como que, também, demonstrando profundo agradecimento.

SITUAÇÃO 2 ( VERSO 39)
Que oposta e lamentável foi a atitude de Simão!
Surpreendeu-se por Jesus ter permitido tais coisas a uma mulher pecadora. Longe de olhar para dentro de si mesmo e ver-se débil e orgulhoso, legítimo representante da vanglória dos fariseus, Simão lamentou que Jesus tivesse a coragem de se compadecer de gente
assim e, inclusive, porque o recebia, formalmente, em sua própria casa.
Há muitos como Simão, dentro da Igreja, mas sem lugar para Jesus em seu coração. Sem misericórdia.
SITUAÇÃO 3 (VERSOS 40-50)
Jesus, que conhecia perfeitamente os pensamentos de Simão, começou a narrar uma história sobre o significado do perdão. Desse modo, conseguiu firmar o contraste entre a conduta do anfitrião e a da mulher carente de perdão e paz, como que dizendo: o que faltou à hospitalidade de Simão foi suprido pela atitude da mulher. Ela se havia quebrantado, enquanto Simão estava cheio de vanglória e insolência.
Por sentir-se perdoada, amou muito, porque “AQUELE A QUEM POUCO SE PERDOA, POUCO AMA” (verso 47).E diz mais Jesus a ela: “perdoados são teus pecados”
(verso 48). E depois completou: “Vai-te em paz, a tua fé te salvou”. (verso 50).
O amor que a mulher sentia em seu coração, foi efeito, resultado do perdão. Por isso Jesus diz que a fé, e não o amor a salvou. O amor agradecido é fruto do perdão.
E a paz é a possessão bendita da alma perdoada. Glória a Deus pela bênção do perdão!
Que lições às três situações distintas nos ensinam? – Cada um examine-se a si mesmo!
Pastor Eli Fernandes de Oliveira
IB da Liberdade - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GAE Missões Urbanas
Palavra de Deus, Boas Novas e Humor