quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma igreja para quem não gosta de igreja - Ed René Kivitz

Aos nossos filhos e aos filhos dos nossos filhos

Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom. (Lucas 5: 36-39)




Desde 1991, quando ouvi Bill Hybels falando de "uma igreja para quem não gosta de igreja", caminho na direção de buscar uma experiência de espiritualidade para além dos limites da mentalidade religiosa. Acredito que este é o sentido da parábola de Jesus: o vinho novo da espiritualidade cristã não cabe dentro do odre velho da religiosidade, que àquela época era basicamente judaica e farisaica e que, a bem da verdade, não mudou muito nestes últimos 2000 anos.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve se livrar dos pesos do tradicionalismo, legalismo e formalismo, identificados pelo Dr. Russell Shedd como alguns dos grandes inimigos da igreja contemporânea. O tradicionalismo, conforme Nicolai Berdiav, cristão ortodoxo russo, é a fé morta dos que ainda vivem, diferente da tradição, a fé viva dos que já morreram. Legalismo, como afirmação da lei acima do ser humano: mais vale fazer o que é certo, ainda que isso sacrifique o homem, como se o homem tivesse sido criado para o sábado e não o sábado para o homem. Formalismo, como expressão de uma devoção automática, mecânica, onde a forma importa mais que o conteúdo, os ritos valem mesmo que praticados sem paixão.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve ser livre de um deus totalitário, opressor, que impõe sua vontade à força, doa a quem doer. Deve se aproximar mais do "Deus servo sofredor", o cordeiro manso e humilde, capaz de manter acesa a chama do pavio que ainda fumega e cuidar de segurar sem quebrar a cana já moída.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve abandonar a postura exclusivista e sectária de dona da verdade, como se Deus fosse sua propriedade e somente os seus iguais fossem íntimos do céu. Deve se abrir ao diálogo, buscar discernir as manifestações da graça de Deus, que transbordam os portões das catedrais.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve se ocupar não em atender aos caprichos de seu público interno, mas em ser relevante, útil e servidora das multidões que vivem no mundo "como ovelhas sem pastor".

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve ser "reformada, sempre se reformando", caminhar ancorada na rocha - o Cristo, mas ao sabor do vento - o Espírito. Não deve ter medo de experimentar, arriscar, ousar, tentar. Não deve ter vergonha de errar, voltar atrás, pedir perdão e recomeçar.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve priorizar suas crianças, adolescentes e jovens. Deve adequar sua agenda, diversificar suas atividades, dinamizar sua liturgia, atualizar sua metodologia, ampliar sua tematização, aprender a falar outras línguas, usar múltiplas mídias.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve pensar o amanhã como se fosse hoje. Dar prioridade aos seus filhos e aos filhos dos seus filhos que virão. Deve abrir passagem, ceder espaço, compartilhar poder com as novas gerações.

Uma igreja para quem não gosta de igreja deve amar o vinho mais que o odre, viver embriagada do vinho em detrimento de preocupada e apegada ao odre. Deve abrir mão do controle necessário à manutenção do velho e acolher o Espírito, que é sempre livre para fazer chegar o novo. Cair de joelhos e lá permanecer, apaixonada aos pés de Jesus, o Cristo de Deus, que faz novas todas as coisas.

Ed René Kivitz

Um comentário:

  1. eu não gosto de igreja...
    do que fizeram com ela ao longo da história...
    do distanciamento dos ensinos de Jesus...
    dos servos que não são servos...
    ..
    ..
    ..
    mas eu amo a igreja...
    a igreja de Jesus...
    a igreja dos que são...

    ResponderExcluir

GAE Missões Urbanas
Palavra de Deus, Boas Novas e Humor